4 maneiras de fortalecer a autoestima do seu filho

1. Celebre suas qualidades e conquistas:

• Seja específico ao elogiar: evite generalizações como “Você é muito inteligente”. Seja mais específico: “Você resolveu aquele problema de matemática de forma muito criativa!”. Tenha um equilíbrio, não seja aquela mãe que supervaloriza demais e nem a que desvalorize, seja justa nas suas colocações também.

Exemplo: Uma vez minha filha ganhou apenas uma premiação de final de ano na escola. E eu fiquei surpresa por ela não ter ganhado mais de um. Por um tempo pensei…

e até comentei com ela: Porque você só ganhou um prêmio?

Então ela disse: também não sei! E ressaltou; mas eu ganhei o de honestidade, mamãe!

Então eu pensei bem e disse: é verdade minha filha, me desculpe! O de honestidade é o mais importante para todas as areas da vida! estou muito orgulhosa de vc e pode ter certeza que Deus também está muito orgulhoso de você.

Ela ficou toda feliz e colocou o certificado na parede do quarto dela.

ENTÃO…

• Valorize o esforço: Mostre que você aprecia não apenas o resultado final, mas também o esforço que a criança dedicou para alcançá-lo.

• Crie um mural de conquistas: Incentive a criança a criar um mural com seus desenhos, certificados, medalhas e outros objetos que representem suas conquistas. Faça com que ele tenha uma visão positiva de si mesmo.

2. Não o ridicularize quando ele errar. Não faça piadinhas e comparações:

• Crie um ambiente seguro: Demonstre que errar faz parte do aprendizado e que todos cometem erros. Mostre algumas das suas vulnerabilidade também, para que eles entendam e consigam se sentir seguros para compartilhar a deles também, afinal… ninguém se senti seguro para compartilhar vulnerabilidades com pessoas perfeitonas demais.

• Ensine a lidar com o fracasso: Ajude a criança a entender que o fracasso é uma oportunidade de crescimento.

• Evite comparações: Cada criança tem seu próprio ritmo, seu tempo e desenvolvimento. Compará-la com outras pode gerar insegurança.

3. Seja carinhoso e amoroso:

• Demonstre afeto: Abraços, beijos e palavras de carinho são essenciais para fortalecer o vínculo e a autoestima da criança. Isso trás pertencimento.

PODE ENCHER SEUS FILHOS DE AMOR… é muito bom se sentir amado!

• Passe tempo de qualidade: Reserve momentos para brincar, conversar e realizar atividades juntos. Isso é tempo de qualidade, todo relacionamento saúdavel precisa.

• Mostre interesse: Demonstre interesse pelas atividades e hobbies da criança. Sempre!

4. Ore e profetize palavras de bençãos sobre a vida dele. (Encoraje-os):

• use palavrasque abençoe: Use afirmações positivas, profira palavras de vitória e encorajadoras. Abençoe o futuro da criança. Lembre-se: palavras o vento não leva, então tenha cuidado no falar.

• Crie rituais: Estabeleça momentos específicos para orar e abençoar a criança, como antes de dormir ou durante as refeições.

• Incentive a autonomia: Ajude a criança a desenvolver sua fé e a confiar em si mesma. Para isso prepare-se vc também, pois a criança é um espelho.

Espero que algumas dessas dicas te ajudem a desenvolver cada vez melhor o relacionamento entre você e seu filhos! Essa é a minha missão.